Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas

Sempre foi considerada a principal causa de dermatite alérgica em cães e gatos nas regiões onde existe pulgas. Alérgenos presentes na saliva das pulgas são os responsáveis pela resposta alérgica. Portanto, deve-se evitar as picadas das pulgas através da utilização de produtos apropriados e controle ambiental. A doença pode ocorrer isoladamente ou associada a outras alergias.

Dermatite Atópica

Doença de caráter crônico e frequente em cães, provoca coceira, inflamação interdigital, otites e infecções cutâneas causadas por fungos e/ou bactérias. Dependendo da região, a prevalência pode variar entre 10% e 30% da população geral, podendo superar inclusive a dermatite alérgica à picada de pulgas. No Brasil, alérgenos presentes nos ácaros da poeira domiciliar são os principais desencadeadores da doença. Em gatos, não há consenso sobre a utilização do termo dermatite atópica e o termo atualmente mais aceito é Dermatite Alérgica Felina.

Alergia Alimentar

Alergia alimentar é doença importante em seres humanos, sendo muitos os alérgenos já identificados nesta espécie. Porém, em animais, Alergia Alimentar é pouco compreendida e sua prevalência é desconhecida . Acredita-se que alimentos possam provocar reações adversas em cães e gatos, caracterizadas por sintomas gastrointestinais e/ou dermatológicos, e que em alguns casos, os alimentos podem exacerbar os sintomas da Dermatite Atópica.

Alergias Respiratórias

Alergias respiratórias são comuns em cavalos, principalmente os estabulados, podendo afetar negativamente a performance e a saúde desses animais. Seu caráter crônico pode causar danos irreversíveis ao aparelho respiratório, portanto, quanto mais cedo o diagnóstico e controle dos sintomas, melhor! As causas mais comuns são alérgenos de fungos, ácaros e polens presentes na poeira de fenos e camas dos cavalos.

Asma Felina é doença crônica das vias aéreas inferiores dos gatos e pode estar associada à sensibilização a alérgenos ambientais, tais como polens de gramíneas e ácaros da poeira domiciliar. Sua prevalência na população de gatos é baixa ou desconhecida.

Em cães, as alergias respiratórias não são tão frequentes como em outras espécies, tais como cavalos, gatos e o próprio homem. No entanto, episódios de rinite, rinoconjuntivite e bronquite crônica podem, em alguns casos, ter relação com a presença de alérgenos ambientais. Testes alérgicos somente devem ser indicados após a exclusão de todas as outras possíveis causas de enfermidades respiratórias, como as infecciosas, cardíacas, dentre outras.

Urticária e Angioedema

Doença comum em cavalos, incomum em cães e rara em gatos. Trata-se de uma resposta de hipersensibilidade caracterizada por lesões papulares (urticária) ou edema de extremidades (angioedema), sendo causada principalmente por picadas de insetos (principalmente abelhas, vespas e formigas), vacinas, medicamentos ou alimentos. A identificação da causa é fundamental para a prevenção e controle da doença.

Outras doenças alérgicas em animais

Reações alérgicas a drogas, anafilaxia, dermatite alérgica de contato e hipersensibilidade a picada de mosquitos são outras condições alérgicas descritas em Medicina Veterinária. Em todos os casos, a identificação e controle dos componentes desencadeadores é extremamente importante. Dessa forma, é possível eliminar ou reduzir a necessidade do uso de medicamentos para o controle dos sintomas, como corticoides, imunossupressores, imunobiológicos, dentre outros.